Tecnologia 4.0 nas cozinhas | Rouba o lugar das pessoas?

Home Cozinha comercial Tecnologia 4.0 nas cozinhas | Rouba o lugar das pessoas?
Tecnologia 4.0 nas cozinhas
+

Você acredita/valoriza o esforço? Para alguns o desafio e o esforço podem não ser agradáveis, mas se você acredita, se há um esforço para tal, a mudança estará sempre a um passo de acontecer. Transforma o mercado, um segmento, as pessoas, enfim, acontece.

Aqui, trago a tona, novamente, os dados revelados da pesquisa sobre o grau de inovação e uso de novas tecnologias no food service, realizada pela Onexo em 2022, onde 50% dos que responderam, disseram que já planejam investimentos, em novas tecnologias, para o setor. Pouco? Segundo pontuado por José Carlos Dias na live, há umas três décadas, praticamente 90% não queriam saber de tecnologia, por diversos motivos ou dificuldades à época. Nesse sentido, os parâmetros nos revelaram, que há sim um empenho, um esforço, para que cada vez mais, a introdução de novas tecnologias no food service aconteçam.

Daí vem a preocupação, comum a qualquer setor, e principalmente no food service, onde a mão de obra carece, em muito, de qualificação, e que tem a crença, de que a tecnologia, a inovação – novos equipamentos, software e aplicativos – roubam os empregos das pessoas, causam demissões.

Adriano Torres Coelho – nutricionista e gestor no Nutri SESI FIEMG, na live, abordou esse viés dizendo: “a turma pensa assim, que vai roubar empregos, causar demissões, mas essas pessoas que ficavam aí descascando batatas, uma tarefa mais braçal, tem um salário, mas quando você capacita àquela pessoa, ela passa a ser um cozinheiro, um operador de um equipamento ultramoderno e você tem um potencial de pagar melhor. É uma ascensão social para aquele funcionário”.

“Não precisa mandar ninguém embora, pois em cozinha, serviço não falta. Você vai treinar, você vai direcionar aquela equipe melhor qualificada, mais capacitada, para realizar coisas que podem ser melhoradas, como: o atendimento, a montagem ou a finalização de um prato”. Um desafio e um esforço, necessários à mudança, ao crescimento do setor.

“Aqui, na prática, utilizando alguns equipamentos com novas tecnologias e aplicativos, como o forno combinado, a basculante com receitas pré-programadas, o ultracongelador, o monitoramento dos processos on-line…, se conseguiu melhorar nossos produtos e serviços, aumentar a produtividade, dar atenção para melhorar e aumentar as vendas, e não se precisou demitir ninguém. Com a mesma equipe produzimos mais, de forma melhor e mais humanizada. A equipe se sente valorizada”.

Como podemos perceber o paradigma da mudança, dependendo da crença, do imutável ou do mutável, gera diferentes pensamentos, e dependendo do viés, causa medos, inseguranças. Quando direcionado para o sentido de que suas qualidades são suscetíveis de serem cultivadas e aprimoradas, causa pensamentos e atos – esforço – que guiam para os caminhos de novas experiências e descobertas.

Cirlei Donato – Onexo
www.onexo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *