Cozinha 4.0 | Uma combinação perfeita entre culinária e tecnologia

Home Geral Cozinha 4.0 | Uma combinação perfeita entre culinária e tecnologia

Conhece o termo cozinha 4.0? Reflexo da indústria 4.0, descreve a fusão entre conceitos estudados na engenharia e no campo de TI (tecnologia da informação). Quando aplicados na cozinha, são responsáveis por facilitar a rotina da equipe, otimizar procedimentos e reduzir custos.

Investir na integração entre estes diferentes sistemas passou a ser fator-chave, servindo como garantia para a permanência do negócio no mercado.

 

Uma visão completamente nova

 

Antes de mergulhar no tema é necessário destacar a presença de profissionais de fato muito eficientes em boa parte do mercado nacional. Em contrapartida o baixo investimento na infraestrutura das cozinhas acaba freando o pleno desenvolvimento do setor. A limitação de recursos tecnológicos, por exemplo, permite recorrência nos casos de atraso e omissão dos dados – referentes ao monitoramento de processos de produção dos alimentos. Por sua vez, as mesmas falhas e atrasos prejudicam a implementação de ajustes oportunos à cozinha.

Imagine, então, uma realidade onde os mesmos dados são preenchidos em um sistema online, com controle de data, hora e que, conforme as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ofereça 100% de precisão dos registros.

São recursos similares a esse que vão otimizar o seu negócio e gerar vantagem competitiva a longo prazo. Eles te ajudarão não apenas a reduzir erros, mas também a cortar custos e economizar tempo.

 

The Moley Kitchen (A Cozinha Moley)

 

Adentrando ainda mais neste universo podemos tomar como exemplo o uso de inteligência artificial pela Moley Robotics. A Moley é uma empresa cuja sede está localizada na capital da Inglaterra, Londres. Fundada em 2015 por Mark Oleynik, a empresa obteve fama internacional após dar início ao projeto chamado The Moley Robotic Kitchen, que consiste em uma cozinha robótica capaz de cozinhar um prato específico reproduzindo a sequência de ações do usuário.

Até o atual momento, o protótipo possui dois braços robóticos com mãos equipadas de sensores táteis, um forno, um fogão elétrico, uma máquina de lavar louça e um dispositivo com controle sensível ao toque. O objetivo é permitir que, no futuro, o usuário selecione suas receitas a partir de um banco com mais de duas mil receitas gravadas, disponíveis para reprodução.

 

Soluções tangíveis

 

Enquanto idealizamos a cozinha dos sonhos, digna de um episódio de “Os Jetsons”, podemos começar a pensar em soluções mais próximas e cabíveis no orçamento.

A Onexo é uma solução pensada tanto para cozinhas industriais como para cozinhas comerciais e possui como destaque a tecnologia e inovação aplicadas ao processo de produção de alimentos – te traz alguma lembrança? Seu uso traz maior mobilidade e gera resultados imensamente positivos para a rotina da equipe, uma vez que registra, armazena e conecta todos os dados envolvidos na produção do alimento.

Abrace o futuro e descubra as vantagens de migrar para o digital! Garanta 7 dias gratuitos de teste acessando www.onexo.com.br.

 


 

Onexo | Solução digital para registro dos processos de produção de alimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *