5 ferramentas online e gratuitas para te acompanhar no Home Office

Home Dicas Onexo 5 ferramentas online e gratuitas para te acompanhar no Home Office
Ferramentas online
+

Para o atual cenário existem duas opções: paralisar todas as atividades ou investir em tecnologias que permitam a gestão remota do seu negócio. Fácil apontar qual a melhor, não?

Investir em novas tecnologias é bom porque nos tira do estado de inércia e nos faz questionar muitos hábitos antigos. Por exemplo, antes de surgirem os primeiros players de mp3 dependíamos dos porta CDs para armazenar toda a nossa biblioteca de músicas. Hoje, aplicativos como Spotify e Deezer cumprem esse papel sem sequer ocupar um espaço físico.

E o intuito do texto é justamente esse. Propor soluções para o período de isolamento social pelo qual estamos passando e incentivar a conquista de novas competências. Listamos algumas ferramentas online abaixo, respeitando quatro finalidades diferentes: organização, comunicação, cuidado pessoal e gestão de processos.

 

ORGANIZAÇÃO

 

Independente da função que você ocupa dentro de um negócio, organização é a chave para o sucesso. Se você não estabelece prazos ou se você não cria checklists para verificar o andamento dos projetos que estão sendo executados, certamente servirá de isca para distrações. 

Para nos auxiliar com isso, existem ferramentas como o Trello ou o Jira.

 

Trello

Trello

Trello é o queridinho de muitos. O aplicativo facilita o gerenciamento de tarefas por meio da criação de cards, ou cartões. Através da ferramenta é possível criar quadros mais amplos, incluindo funções e obrigatoriedades de toda a equipe, ou quadros menores, para tarefas individuais.

Obs.: Possui plano gratuito.

 

Jira Software

Jira Software

O Jira é um software desenvolvido pela empresa Australiana Atlassian e pode muito bem ser descrito como uma “plataforma de colaboração baseada em nuvem”. Basicamente, funciona de maneira similar ao Trello, prometendo facilitar o gerenciamento de projetos e tarefas.

Obs.: Possui plano gratuito.

 

Bônus

Outras três ferramentas online indispensáveis para quem busca organizar a rotina são o Google Drive, o Google Calendar e o Google Keep. Todas, claro, pertencem ao Google e são oferecidas gratuitamente pela empresa.

As ferramentas possuem como finalidade, respectivamente, o armazenamento de até 15 GB em arquivos, o gerenciamento de eventos e compromissos e, por fim, a criação e acesso de notas rápidas.

Vale a pena explorar todas!

 

COMUNICAÇÃO

 

Em outra oportunidade, quando abordamos dicas e boas práticas do Home Office, afirmamos o quão importante é definir um canal de comunicação através do qual a troca de informações pode ser feita. Portanto, nada mais justo que sugerir dois excelentes canais focados na troca de mensagens instantâneas. Conheça o Slack e o Twist.

 

Slack

Slack

O slack promete melhorar a comunicação interna das empresas, ao permitir que a troca de mensagens e arquivos ocorra sem muita burocracia e em um único espaço. Uma alternativa para a infinita troca de e-mails. 

A ferramenta parece complexa, e de fato é, pois nos oferece opções quase que ilimitadas para a personalização do chat, como a criação de times e canais. Mas é uma ferramenta de fácil uso, com um design atraente e bem intuitivo.

Obs.: Possui plano gratuito.

 

Twist

Twist

O Twist, por sua vez, funciona de maneira similar ao Slack. É uma plataforma de comunicação interna. Contudo, garante que é capaz de organizar as conversas em níveis maiores de detalhismo – alô, geminianos! Aliás, grande parte da sua comunicação é em cima disso. Vale a pena comparar as duas ferramentas para ver qual lhe agrada mais.

Obs.: Possui plano gratuito.

 

CUIDADO PESSOAL

 

De novo, fazendo gancho com outro texto postado aqui no blog, não sobrecarregue a sua mente. Estamos enfrentando uma crise. Nossos receios e maiores anseios estão à flor da pele. Por esse motivo, pausas são essenciais e não devem ser vistas como uso indevido do tempo. Na verdade, desacelerar um pouco a mente nos permite ter uma concentração maior sobre o que estamos fazendo.

Recentemente as técnicas de Mindfulness se difundiram bastante dentro das grandes empresas, que preveem a redução do estresse através de sessões curtas de meditação. 

Se você não possui experiência com meditação ainda pode contar com ferramentas online para te auxiliar. Separamos uma que se destaca.

 

Medite.se


Medite.se

O Medite.se é um aplicativo disponível tanto para IOS como para Android. Tadashi Kadomoto, que é brasileiro, nos conduz por todo o processo através de práticas guiadas por voz. Os exercícios de indução e controle da mente também acompanham músicas indiscutivelmente relaxantes.

O aplicativo é totalmente gratuito e permite o download das faixas para que você consiga escutá-las mesmo estando offline.

 

GESTÃO DE PROCESSOS

 

Por último, mas com certeza não menos importante, fica o processo de gestão. Nós sabemos que, hoje, o monitoramento do fluxo de processos dentro de um restaurante comercial ou industrial ainda é feito através de planilhas físicas. Certo? E se eu lhe dissesse que existe uma solução digital para isso também. 

A Onexo fez um redesenho da medição e monitoramento do fluxo de processos e o transformou em um modelo digital, fácil de replicar. Nossa plataforma permite que o gerenciamento dos itens da qualidade do restaurante seja feito a distância e a qualquer instante, bastando um tablet, smartphone ou notebook conectados à internet.

Solicite um teste gratuito e ganhe 7 dias para conhecer o sistema a fundo!

 



Bom, basicamente é isso. Nos conte o que achou das nossas sugestões e se já utilizava algumas dessas ferramentas online antes. Sem dúvida de que sairemos fortalecidos e muito mais aptos após toda essa experiência. Um enorme abraço!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *