O cuidado com as pessoas! Você cuida?

Home Geral O cuidado com as pessoas! Você cuida?
+

“O que se passa no espírito se reflete na aparência”. (Shakespeare)

Não é diferente em uma organização, onde os aspectos da vida e do comportamento humano “pulverizam” o seu entorno. Daí a complexidade ao lidar com pessoas, e a necessidade intrínseca de treinamentos constantes, de forma a capacitar para a execução das atividades relacionadas. E não para por aí. Há a necessidade do desenvolvimento, não só profissional, mas principalmente do aspecto pessoal, que é mais complexo e envolve conhecimento, habilidades e atitudes, que capacitam melhor o ser humano a executar suas atividades de forma mais plena, mais adequada, eu diria, mais feliz. Isso tudo influencia diretamente no resultado das empresas.

 

O treinar processos e o desenvolver constantes, preparam a mente no sentido de realizar as atividades diárias sem muito esforço mental, e sem aquele temor do errar, pois basta pensar no processo a realizar e a ação se desencadeia normalmente e tudo flui melhor. Quando conhecemos bem os processos a serem realizados, quando conhecemos bem a cultura da empresa e sentimos uma forte conexão com ela, uma sincronia com os demais à nossa volta, há uma forte confluência para as realizações, com resultados satisfatórios.

 

Em uma das falas no Conecta Food realizado pela Onexo, o cuidado com as pessoas ficou bastante evidente nas palavras simples e sábias do CEO da Exal – Excelência em Alimentação, Roberto Costa de Oliveira, mais um dos brilhantes atores que esteve conosco no evento. “O que tem sido mais importante para nós é o cultivo de como cuidamos das nossas pessoas”. Também, que as metas e objetivos da empresa se fundamentam em três pilares: a saúde e a satisfação dos clientes, a satisfação das pessoas que trabalham na empresa e a lucratividade. Que todas são igualmente importantes.

 

Outra fala do CEO Roberto Costa, “as pessoas são muito dignas e precisam ser dignificadas e elevadas no seu trabalho”, retrata muito bem a frase de Shakespeare com que iniciamos esta abordagem “o que se passa no espírito se reflete na aparência”, se reflete principalmente, nos seus atos. E prossegue dizendo: “para ter uma equipe motivada, trabalhando junto, compartilhando experiência, é fundamental treinar, preparar, desenvolver competências, estimular que sejam criativos – criatividade Deus distribuiu a todos – e empreendedores no seu próprio trabalho. Tratamos isso com muita seriedade e transparência adotando um sistema de gestão por competência, com o estímulo à criatividade e ao empreendedorismo descentralizado. O resultado é a nossa Excelência percebida, é o que somos.” Excelência conduzida com humildade e firmeza. Sem dúvida, uma vantagem competitiva.

Assista o vídeo em nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=a10bVrct-l8&t=4228s

A vantagem competitiva está disponível a todos, assim como a criatividade concedida divinamente, porém, a aqueles dispostos a se empenhar e se esforçar na trajetória da sua escalada. Uma construção alicerçada na gestão de processos, na gestão de pessoas e de resultados, que geram dividendos a todos. Um ciclo virtuoso, sem dúvida.

 

Cirlei Donato – CEO da Onexo

www.onexo.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *