DISRUPÇÃO – Você é Disruptivo por natureza ou o será por necessidade?

Home Geral DISRUPÇÃO – Você é Disruptivo por natureza ou o será por necessidade?
+

A pandemia, como uma “disrupção”, interrompeu abruptamente o curso normal nas idas e vindas do dia a dia, e praticamente, na forma de realizar uma infinidade de processos até então, não só na rotina individual, mas principalmente, na jornada e nos processos das empresas.

Disrupção é uma interrupção da forma como se pratica algo, por um novo modelo ou por uma nova forma de executar. Uma transformação, que tem se acelerado, em função de uma imposição chamada pandemia. Um processo de transformação, que em muitos aspectos, acenava para uma trajetória futura, mas que se antecipou por um incidente de percurso, e que vai impactar na transformação, principalmente das formas manuais de organizar dados, para os modelos digitais, passíveis de monitoramento à distância, dentre tantas outras transformações.

A pergunta é: o momento disruptivo baterá à minha porta, baterá à porta do meu negócio, da minha empresa? Podes ter certeza que sim. Já bateu. Não ouviu?

O não perceber, o não ouvir de imediato, nos remete às características da mente humana e na sua complexa dificuldade em mudar com rapidez na sua forma de pensar, de agir, de fazer. A tal mudança no MINDSET, tem há ver com nossa formação e trajetória no decorrer da vida. Um modelo de formação, já esgotado, e que não coaduna mais com as demandas urgentes do momento e que exigem mudanças ainda mais urgentes. Isso tudo tem causado muita aflição, inquietação, instabilidade e até temor, principalmente a gestores e dirigentes.

A ficha caiu? Tá preparado pra revolução? Isso será inexorável, ou como dizem outros, imprescindível e inadiável. Nunca a necessidade urgente em desaprender o velho para aprender o novo esteve tão em voga. O normal não retornará, podes ter certeza, até por que, o normal já deambulava caótico por demais. Sejamos pragmáticos ou práticos, o mundo está e será cada vez mais digital e compartilhado e se você ficar de fora estará fora do mercado.

Podemos diligenciar com a disrupção ou com as inovações que aí já estão ou que estão a caminho?  Creio que não, elas vieram para ficar, acredite, e mais ainda, o momento pede agilidade e presteza, e a mudança, que seria para ontem, já está no atraso. Reconhecer isso já é um primeiro passo. O segundo e decisivo é simplesmente abraçar essa revolução e MUDAR.

Você decide. Você só precisa chegar antes que…

Cirlei Donato – CEO da Nutriconsulting e da Onexo

www.onexo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *